Bruxaria Sem Dogmas: Quais coisas são regidas por mercúrio

domingo, 19 de julho de 2015

Quais coisas são regidas por mercúrio


Mercúrio rege a quarta-feira!

Mercúrio é chamado de o filho de Júpiter, o representante dos deuses, o intérprete dos deuses, Natimorto (do grego: stilbein, brilhar ou reluzir. Aplicado a Mercúrio, porque o planeta brilha ou cintila no céu.), o que traz a serpente, o porta-vara, o que tem asas nos pés, eloquente, promotor de lucros, sábio, racional, robusto, vigoroso, poderoso no bem e no mal, notário do Sol, mensageiro de Júpiter, mensageiro entre os deuses supernos e infernais, entre machos e fêmeas (referência aos grupos do Sol (macho-dia) e da Lua (fêmea-noite) descritos por Ptolomeu, que diz: ... segundo a tradição, a Lua e Vênus são astros noturnos, o Sol e Júpiter são diurnos, e Mercúrio é comum a ambos, diurno como estrela matutina e noturno como estrela vespertina‖ (Tetrabiblos 1.7 [Robbins, 43]).), frutífero em ambos os sexos; e Lucano o chamava de Hermes, isto é, intérprete, trazendo luz à obscuridade e abrindo as coisas mais secretas.

E como canta Ovídio em seu Fasti:
Atenas a Palas; Creta, a Diana implora.
A ilha de Lemnos, a Vulcano adora.
Os espartanos a Juno.

Os franceses, em particular, veneravam Mercúrio, chamando-o de Teutates (*); também os árcades, hermopolitas, egípcios e menfitas.
(*) Lucano menciona esse deus obscuro de passagem: ... toda a Gália de cabelos longos... por quem o inflexível Teutates é aplacado somente com derramamento de sangue, e Hesus, temível com seus altares impiedosos; e o santuário de Taranis, não mais humano que o de Diana da Cítia (Pharsalia 1, linhas 443- 66 [Riley, 29]). Riley menciona em suas notas que Teutas ou Teutates era identificado como Mercúrio, Hesus ou Esus, com Marte, e Taranis, com Júpiter, pelos escritores romanos. Teutates era venerado com sacrifício humano: Os gauleses costumavam aplacar Hesus e Teutas com sangue humano (Lactantius, Divine Institutes 1.21 [Ante-Nicene Christian Library, 21:48]). Charles Anthon afirma que, segundo alguns, o nome Teutates deriva de duas palavras bretãs, deu-tatt, que significam Deus (ver A Classica! Dictionary [Nova York: Harper and Brothers, 1843], 1301). Ele descreve Teutates como o gênio do comércio e diz que ele era considerado o inventor de todas as artes e o protetor dos caminhos (ibid., 534). É difícil não notar a semelhança entre os nomes dos deus egípcio Thoth e o gaulês Teutas, principalmente porque ambos são associados à arte, ao comércio, às viagens e ao romano Mercúrio.

Havia outrora em Pharis, uma cidade de Acaia, no meio do mercado, uma estátua de Mercúrio, e aquele que para lá se dirigisse em busca de algum augúrio, após queimar olíbano e acender velas diante da estátua, e colocasse sobre a mão direita dela uma moeda da região, deveria sussurrar-lhe no ouvido direito o que queria saber, tapar em seguida os próprios ouvidos com as duas mãos e sair do mercado; tão logo os descobrisse, a primeira voz a ser ouvida lhe daria o oráculo com sua resposta.

Amizades e inimizades:

Amizades e inimizades de mercúrio: Amizades devem ser entendidas como aquilo que combina e/ou potencializa seus efeitos, e inimizades aquilo que anula ou impede as influências de mercúrio. Como exemplo: Se você combinar ervas de mercúrio com ervas de outro planeta que o antagoniza, você terá um efeito nulo no seu feitiço.

Mercúrio é amigo de saturno, júpiter e vênus. Mercúrio odeia marte. Mercúrio é inimigo do sol, lua e marte. Porém, dependendo do olhar, essas amizades e inimizades serão até contraditórias. Por exemplo:


Existe outro exemplo de inimizade com mercúrio, derivado do sistema de astrologia de Ptolomeu. Quando os astros possuem casas opostas, verifica-se essa inimizade. Assim, mercúrio possui inimizade com júpiter, nesse sistema:


Existem outras relações de amizade e inimizade dentro da visão da astrologia de Ptolomeu. Mercúrio possui exaltação em virgem que é regido por ele próprio. E quando as exaltações são opostas, verifica-se uma maior inimizade como mercúrio e vênus. Existe outro dado que possui natureza contrária à exaltação, chama-se queda. Nesse sistema, mercúrio possui queda em peixes que é regido por júpiter, sendo assim inimigos.

Obs: Lembrando que esse é o sistema de astrologia de Ptolomeu que não se conhecia urano, netuno e plutão.

Mercúrio rege os signos de Virgem e Gêmeos.

Coisas regidas por mercúrio:

Mercúrio rege baço, estômago, bexiga, ventre, ouvido direito e a boca.


Dentre as emoções, ações e qualidades, a eloquência, o efeito súbito de qualquer coisa, a faculdade do senso comum, a fantasia, a astúcia, a compreensão, a comunicação, elegância, diplomacia, fé e crença penetrantes, raciocínio claro, o vigor de interpretar e pronunciar, seriedade da fala, agudeza de intelecto, discurso da razão, profecias, decepções, enganos, mentiras.

Dentre os lugares regidos por mercúrio as lojas, escolas, armazéns, postos de troca de mercadoria, faculdades, mercados, bolsa de valores, shopping, alfândega, lugares que lidam com saúde como hospitais e farmácias.

As coisas regidas por Mercúrio são do elemento Água, embora esta faça mover todas as coisas; entre os humores, são principalmente aqueles que são mistos, mas também o espírito animal; entre os gostos, aqueles que são diferentes, estranhos e mistos.

Dentre os metais, o mercúrio, estanho, marcassita de prata. Entre as pedras, esmeralda, ágata, mármore vermelho, topázio e aqueles de diversas cores e várias figuras, bem como as que são artificiais, como o vidro, e as que têm uma cor misturada com amarelo e verde.

Encontramos entre as plantas mercuriais a aveleira, a gramínea quinquefoliada (Potentilla reptans), a erva mercúrio (Mercurialis perennis) - venenosa, a fumaria (Fumaria officinalis) – medicinal, a pimpinela (Pimpinella saxifraga), manjerona, salsa e outras que têm menos folhas e mais curtas, sendo compostas de natureza mista e cores diversas. A casca da árvore da canela. Todas as sementes e cascas são regidas por mercúrio.

Dentre os animais terrestres os cães, macacos, raposas, doninhas, veados, mulas, a lebre, a civeta, o besouro preto com um chifre (a terceira espécie [de escaravelho] é o que tem a forma do íbis, com um chifre, consagrado a Hermes assim como o próprio íbis‖ (Horapolo 1.10 [Cory, 22]). O chifre do besouro lembra o bico longo e curvo do íbis). Entre as aves pintarroxo, o rouxinol, melro, tordo, a cotovia, lavandeira (Tringa canutus), o papagaio, a pega, o íbis, o pássaro chamado porfírio (Uma espécie de frango d‘água (Porphyrio caeruleus) com plumagem azul e pernas vermelhas). Dentre os peixes e seres do mar a arraia, tainha, troquídeo (um molusco gastrópode com concha cônica), Pólipo e polvo.

Todas as cores brancas, claras, verdes, avermelhadas, entre açafrão e roxo, se aproximam de mercúrio.

OBS: Assim como a lua tem o poder de aumentar ou diminuir, mercúrio sendo o mensageiro dos Deuses e por cruzar todos os planos, ele potencializa os efeitos benéficos dos Deuses e também potencializa os efeitos maléficos dos seres infernais.

Dentre as nove musas gregas Calíope, Urânia, Polímnia, Terpsícore, Clio, Melpômene, Erato, Euterpe, Tália; Euterpe é atribuída a mercúrio. Euterpe, a Doadora de Prazeres! Era a musa da Música. No final do período clássico, foi nomeada a musa da poesia lírica e usava uma flauta. Alguns consideram que tenha inventado a aulo ou flauta-dupla, mas a maioria dos mitólogos dão crédito a Mársias.

Mercúrio se relaciona com potestades e arcanjos. Seu anjo é Miguel. Seu dia é quarta-feira.

Pode se trabalhar com mercúrio em obras de habilidade, ciência, eloquência, negócios, trocas, mente consciente, estudos, viagens, adivinhação e sabedoria.

O sigilo da inteligência de mercúrio (que é bom) - mostrarei o sigilo mais à frente, gravado em papel, prata ou estanho ou bronze amarelo ou se escrita em pergaminho virgem, torna o portador grato e afortunado para fazer o que quiser; produz ganhos e impede a pobreza, conduz à memória, à compreensão e à adivinhação, bem como ao entendimento de coisas ocultas por meio de sonhos. Você também pode colocá-lo no seu comércio para que tenha suas vendas otimizadas.

O sigilo do espírito de mercúrio (que é mau) - mostrarei o sigilo mais à frente, gravado em qualquer coisa causa coisas opostas a tudo que foi citado com a inteligência de mercúrio.

O Quadrado mágico, o sigilo de mercúrio, o sigilo da inteligência e do espírito de mercúrio podem ser gravados em prata ou estanho ou bronze amarelo ou se escrita em pergaminho virgem, ou escritos em um papel, como um feitiço por exemplo. Mostrarei os sigilos mais à frente.

OBS 1: Nunca se usa o sigilo da inteligência junto com o sigilo do espírito de mercúrio no mesmo feitiço, pois suas forças se anulam.

OBS 2: Nunca enterre um sigilo de espírito planetários (mau), na sua casa. Você estará se auto amaldiçoando.


Para saber como utilizar esses quadrados, sigilos, imagens clique aqui: http://bruxariasemdogmas.blogspot.com.br/2015/07/sigilos-usando-quadrado-magico-de.html

(Esse texto foi elaborado, adaptado e ordenado com as informações extraídas do livro "Três livros de filosofia oculta" - Henrique Cornélio Agrippa. Porém essas informações estavam esparsadas e distribuídas ao longo de suas mais de mil páginas. Foi um trabalho árduo, selecionar as informações, e elaborar um texto conciso sobre o assunto.)



(Se for reproduzir o texto cite a fonte. Seja bonzinho (a) e não será amaldiçoado (a)!)



2 comentários: