Bruxaria Sem Dogmas: Quais coisas são regidas pela lua

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Quais coisas são regidas pela lua



A Lua rege a segunda-feira!

E como canta Ovídio em seu Fasti:
Atenas a Palas; Creta, a Diana implora.
A ilha de Lemnos, a Vulcano adora.
Os espartanos a Juno.

A Lua é chamada de Febe, Diana, Lucina, Prosérpina, Hecate, menstruada, meia forma, a que traz luz à noite, vagante, silenciosa, a que tem dois chifres, preservadora, andarilha noturna, portadora dos chifres, rainha do céu, a principal divindade, a primeira dos deuses e deusas celestes, rainha dos espíritos, mestra de todos os elementos, aquela a quem os astros respondem, retorno das estações, servida pelos elementos; ao assentimento, os relâmpagos se projetam, as sementes germinam, as plantas crescem; ela é a mãe inicial dos frutos, a irmã de Febo, luz e brilho, portadora de luz de um planeta a outro, iluminadora de todos os poderes com sua luz; ela restringe as várias passagens dos astros, distribui luzes pelos circuitos do Sol, é senhora de grande beleza, senhora da chuva e das águas, doadora de riquezas, enfermeira da humanidade, governadora de todos os estados, gentil, misericordiosa, protetora dos homens em mar e em terra, mitigadora de todas as tempestades da fortuna, dispensadora do destino, a que alimenta todas as coisas que crescem na Terra, a que vagueia pelas florestas, aplaca a ira dos fantasmas, fecha as aberturas da Terra; distribui a luz do céu, os laudos rios dos mares e o deplorável silêncio dos infernos com seu assentimento; governa o mundo, pisoteia o inferno; de sua majestade, os pássaros em voo têm medo, os animais selvagens se refugiam dela nas montanhas, as serpentes se escondem do Sol, os peixes mergulham nas profundezas do mar.


Os gregos chamavam Hécate de Tríceps e Triforme em seu aspecto de Lua, atribuindo a ela três cabeças: uma de leão, uma de cão e uma de égua. As três formas de deusa de Hécate eram Febe (Lua) no céu, Diana na Terra e Prosérpina no inferno. Robert Graves diz: Como deusa do Submundo, ela se ocupava do Nascimento, da Procriação e da Morte. Como deusa da Terra, ocupava-se das três estações da Primavera, do Verão e do Inverno; animava as árvores e as plantas e regia todos os seres vivos. Como deusa do Céu, ela era a Lua, em suas três fases: Lua Nova, Lua Cheia e Lua Minguante. Isso explica por que ela costumava ser ampliada por nove (Graves [1948] 1973, 386). Seu animal sagrado era o cachorro, e seu local sagrado era a encruzilhada, na qual estátuas eram erguidas.

Quem fala aqui é Medeia:
Ó noite, o mais verdadeiro dos mistérios, ó estrelas,
Cujo ouro, junto com a prata da Lua brilha e segue
As chamas do dia, ó Hécate, deusa tripla,
Testemunha e patrocinadora das artes mágicas e dos encantamentos,
Ó ventos, ó brisas, ó regatos, ó montanhas,
Ó lagos, ó bosques, ó deuses dos bosques, ó deuses
Da noite, venham, me ajudem, me ajudem, me ajudem!
Vocês já me viram
Fazer, à minha vontade, regatos retornarem às suas nascentes,
Enquanto suas margens os
Assistiam, assombradas; vocês já me viram acalmar
O mais bravio dos oceanos,
Agitar águas calmas, afastar nuvens
Ou juntá-las, exilar ventos,
Chamá-los de volta; vocês já me viram quebrar as presas
Das serpentes com meus encantamentos e feitiçarias,
Arrancar rochas do chão, carvalhos,
Mover florestas, sacudir montanhas, fazer a terra tremer,
Chamar espíritos das tumbas. Eu posso fazer a Lua
Ficar escura, tirar o brilho do carro do Sol com meu canto,
Empalidecer a Madrugada com meus venenos.
(Metamorfoses, p. 138 © Madras)

O povo de Cacenia (*) adorava o deus Lua.
(*) Nota do editor: Na Opera latina, escreve-se Carenus. Não sei a que cidade se refere, mas pode ser Carana, na Armênia Magna (Erzurum, Turquia), ou Karanis, no Egito, que ficava bem a nordeste do lago Moeris; provavelmente é a segunda.

Os citas ao redor do Monte Taurus adoravam a Lua sob o nome de Diana; e, em Éfeso, ela tinha um templo majestoso (Em uma planície a noroeste da cidade de Éfeso, além de suas muralhas, ficava o templo de Ártemis, que fora construído no século VI a.C, mas destruído por fogo na noite em que Alexandre, o Grande, nasceu [13-14 de outubro, 356 a.C]. As Cidades-Estado jônicas se uniram para reconstruí-lo com tamanho esplendor que ele passou a ser considerado uma das maravilhas do mundo.);

Em Micena, após a morte de Thoantes, rei de Taurica, e de sua estátua ser levada por Ifigênia e Orestes (Tendo ofendido Ártemis ao matar um de seus veados e se gabar do feito, Agamenon foi obrigado a oferecer sua filha, Ifigênia, em sacrifício para ganhar um vento favorável, de modo que sua frota pudesse singrar contra Troia. No último momento, Ártemis arrebatou a jovem do altar e a levou, em uma nuvem, a Tauris, onde Ifigênia se tornou uma sacerdotisa da deusa. Quando seu irmão, Orestes, foi a Tauris para roubar a imagem sagrada de Ártemis Toantea, que havia caído do céu, Ifigênia o ajudou, e por fim levou a estátua à cidade ática de Brauron, perto de Maratona, onde ela morreu. Os lacedemônios afirmavam que Ifigênia trouxe a estátua a Esparta, onde a deusa era adorada sob o nome de Ártemis Ortia. Antigamente, eram feitos sacrifícios humanos a Ifigênia na Ática e em Esparta, e em épocas posteriores jovens eram açoitados em Esparta no festival de Ártemis Ortia.)

Ela passou a ser venerada em Arícia (perto da cidade de Arícia havia um bosque e um templo de Diana (Ártemis) Aricina. O sacerdote lá era sempre um escravo foragido, e era obrigado a lutar por seu posto contra qualquer outro escravo que quebrasse um ramo de uma certa árvore sagrada, no desafio. O combate era até a morte. O rito cerimonial sofreu mudanças, e ela também começou a ser venerada pelos magnésios, um povo da Tessália.
Também em Pisa; e em Tibure e Aventium, uma colina romana; e em Perga, uma cidade de Pamfila; Agras, no reino de Ática. Além disso, diz-se que o povo de Cardiff venerava a Lua sob o sexo masculino.

Amizades e inimizades:

Amizades e inimizades da lua: Amizades devem ser entendidas como aquilo que combina e/ou potencializa seus efeitos, e inimizades aquilo que anula ou impede as influências da lua. Como exemplo: Se você combinar ervas da lua com ervas de outro planeta que o antagoniza, você terá um efeito nulo no seu feitiço.

A lua é amiga de saturno, júpiter e vênus. A lua é inimiga do sol, mercúrio e marte. Porém, dependendo do olhar, essas amizades e inimizades serão até contraditórias. Por exemplo:

Existe outro exemplo de inimizade com a lua, derivado do sistema de astrologia de Ptolomeu. Quando os astros possuem casas opostas, verifica-se essa inimizade. Assim, a lua possui inimizade com saturno, nesse sistema:



Existem outras relações de amizade e inimizade dentro da visão da astrologia de Ptolomeu. A lua possui exaltação em Touro que é regido por vênus, sendo amigos. Existe outro dado que possui natureza contrária à exaltação, chama-se queda. Nesse sistema, a lua possui queda em escorpião que é regido por marte, sendo assim inimigos.

Obs: Lembrando que esse é o sistema de astrologia de Ptolomeu que não se conhecia urano, netuno e plutão.

A lua rege o signo de Câncer.

Coisas regidas pela lua:

A lua rege o cérebro, os pulmões, o tutano da espinha, o estômago, o mênstruo e todas as demais excreções, e o olho esquerdo.

Dentre as emoções, ações e qualidades, a serenidade, sonhos, poesia, magia, servidão, tristeza, alegria, loucura, delírio, consonância pacificadora; fecundidade; o poder de gerar e crescer, de aumentar e diminuir; e uma temperança moderada; e a fé no fato de que a familiaridade com as coisas manifestas e ocultas dá direcionamento a tudo; também o movimento da Terra para a vida e o crescimento de si e dos outros.

Dentre os lugares regidos pela lua, os lugares ermos, bosques, rochas, colinas, montanhas, florestas, fontes, águas, rios, mares, praias, barcos, arvoredos, estradas e celeiros.

As coisas regidas pela lua coisas do elemento Terra e depois Água, incluindo as coisas do mar, dos rios e todas as coisas úmidas, bem como a umidade das árvores e animais, principalmente as que são brancas e claras, como a gordura, o suor, o muco e a superfluidez dos corpos. Entre os gostos, o salgado e o insípido.

Dentre os metais, a prata. Entre as pedras o cristal, a marcassita de prata (uma variedade mais opaca de pirita ou ouro-de-tolo), e todas as que são brancas e verdes. Também a pedra selenita, as pérolas, e o berílio.

Encontramos entre as plantas lunares o selenotrópio, o hissopo (Hyssopum officinalis), o alecrim, o agnocasto, a oliveira, murta. Nota: Agrippa menciona que a cebola é regida por marte por provocar lágrimas. Eu a considero lunar também por várias referência, entre elas, as camadas que se tiram da cebola se assemelham às camadas da lua ‘sendo descascadas’ na regência minguante. Todas as folhas são da lua.

Dentre os animais terrestres os cães, o camaleão, os suínos, as corsas, cabras, o babuíno, a pantera, os gatos, a hiena, rato, lontras, vespas, moscas, besouro com ‘dois chifres’. Todos os animais que vivem na água, tartaruga, caranguejo, ostras e os anfíbios. Entre as aves, os gansos, patos, mergulhões, garça e toda espécie de ave aquática que se alimenta de peixe. E a clara do ovo, pus aqui por ser derivada de animais.

Todas as cores brancas, claras, verdes, avermelhadas, entre açafrão e roxo, se aproximam da lua.

Dentre as nove musas gregas Calíope, Urânia, Polímnia, Terpsícore, Clio, Melpômene, Erato, Euterpe, Tália; Tália é atribuída a lua. Tália (a festiva) era a musa da comédia que vestia uma máscara cômica e portava ramos de hera. É mostrada por vezes portando também um cajado de pastor, coroada de hera, calçada de borzeguins e com uma máscara na mão. Muitas de suas estátuas têm um clarim ou porta-voz, instrumentos que serviam para sustentar a voz dos autores na comédia antiga.

A lua se relaciona com virtudes e anjos. Seu anjo é Gabriel. Seu dia é segunda-feira.

Pode-se trabalhar com a lua em obras de adivinhação, mistérios, lar, família, paz, sono, cura, compaixão, amizade, capacidade psíquica, purificação e fertilidade.

O sigilo da inteligência e das inteligências da lua (que é bom) - mostrarei o sigilo mais à frente, gravado em papel ou prata, torna o a o portador grato, amável, agradável, alegre, honroso e remove toda maldade e má vontade. Traz segurança nas viagens, aumento das riquezas e saúde do corpo; afasta os inimigos e outras coisas malignas do lugar que se quiser.

O sigilo do espírito e dos espíritos da lua (que é mau) - mostrarei o sigilo mais à frente, gravado em papel ou chumbo e se enterrando fará de tal lugar um local desafortunado, bem como seus habitantes, e também barcos, rios, fontes e moinhos que se encontrarem nas proximidades. Propositalmente feita contra alguém, este sofrerá má sorte, sendo obrigado a abandonar sua terra, sua morada, se a placa nela estiver enterrada. Ela atrapalha os médicos e oradores, e qualquer homem em seu ofício, se contra ele, ela for preparada.

O Quadrado mágico, o sigilo da lua, o sigilo da inteligência e das inteligências e do espírito e dos espíritos da lua podem ser gravados em prata, chumbo (maléfico) ou escritos em um papel, como um feitiço por exemplo. Mostrarei os sigilos mais à frente.

OBS 1: Nunca se usa o sigilo da inteligência e das inteligências juntos com o sigilo do espírito e dos espíritos da lua no mesmo feitiço, pois suas forças se anulam.

OBS 2: Nunca enterre um sigilo de espírito planetários (mau), na sua casa. Você estará se auto amaldiçoando.



Para saber como utilizar esses quadrados, sigilos, imagens clique aqui: http://bruxariasemdogmas.blogspot.com.br/2015/07/sigilos-usando-quadrado-magico-da-lua.html

(Esse texto foi elaborado, adaptado e ordenado com as informações extraídas do livro "Três livros de filosofia oculta" - Henrique Cornélio Agrippa. Porém essas informações estavam esparsadas e distribuídas ao longo de suas mais de mil páginas. Foi um trabalho árduo, selecionar as informações, e elaborar um texto conciso sobre o assunto.)



(Se for reproduzir o texto cite a fonte. Seja bonzinho (a) e não será amaldiçoado (a)!)


2 comentários:

  1. Eosphorus Pluto, bom dia estou adorando seu blog e estou tirando muitas duvidas com seu conhecimento, obrigada por trazer essa luz a meus olhos.
    Gostaria de saber uma coisa a mais.
    Podemos apenas escrever o pedido em letras mágicas? Sem tirar letras repetidas ou mudar o idioma, tambem teremos efeito no sigilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula. Grato pelas palavras. Pode apenas escrever os pedidos em letras mágicas, sim. Sim, ainda assim terá o sigilo. Abraço.

      Excluir