Bruxaria Sem Dogmas: UMA DEUSA MUITO COMPLEXA

quinta-feira, 25 de junho de 2015

UMA DEUSA MUITO COMPLEXA


Parvati/Uma/Durga/Kali


Parvati esposa de Shiva é uma Deusa muito complexa. Possui atributos destruidores e meditativos de Shiva. Deusa do amor, fertilidade e devoção. Uma de suas formas é Uma.

Parvati como Uma:

A sua primeira manifestação, Brahma criou um ser metade masculino e metade feminino e disse: "Divide-se" A parte masculina se tornou Shiva, a parte feminina se tornou Uma. Por se irritar por seu marido (Shiva) não ter sido convidado para um sacrifício, Ela se atirou voluntariamente no fogo sacrificial e foi queimada até a morte.

Brahma, Vishnu e Shiva estavam trocando umas ideias e de repente viram uma virgem de beleza celestial de três cores: branca, vermelha e preta. Brahma louvando-a a chamou de Deusa dos três tempos (passado, presente e futuro), a preservadora do universo e serás conhecida por sob vários títulos.

Então Ela se dividiu em uma parte branca (Saraswati esposa de Brahma), uma parte vermelha ( Lakshmi esposa de Vishnu) e outra preta (Parvati esposa de Shiva). Parvati, Deusa originalmente escura, se tornou dourada conhecida como Gauri.
.
Parvati como Parvati:

Una que havia se sacrificado no fogo apareceu na terra como Parvati. Parvati conquistou Shiva, seu amor, praticando meditação austera ao lado de Shiva. Kamadeva, o Deus do amor atingiu Shiva com sua flecha. Shiva abriu os olhos e se apaixonou por Parvati.

Parvati como Durga:

Parvati tava de boa quando apareceu na terra para destruir vários demônios que estavam irritando Deuses e humanos. Recebeu o nome Durga porque matou um demônio chamado Durg. Esse demônio era tão poderoso porque realizou um sacrifício em louvor a Brahma e ganhou suas bençãos. Ficou tão poderoso que conquistou os três mundos e destronou Indra e outros Deuses. Os Deuses apelaram para Shiva que apelou para Parvati para resolver a bagunça toda.

Em sua primeira ofensiva, Durga, enviou Kalaratri (Noite escura), uma mulher que enfeitiçava todos com sua beleza, para ordenar ao demônio que restaurasse a ordem. Kalaratri destruiu com um sopro os demônios enviados pelo demônio Durg reduzindo-os a cinzas.

Durg ( o demônio) enviou monstros gigantes, que cobriram a superfície da Terra. Kalaratri enviou Durg até Parvati. Houve uma batalha feroz entre Durg e Parvati, até que Parvati matou o demônio e passou a ser conhecida como Durga ( a que matou Durg).

Parvati como Katyayini:

Outra versão encontrada no Vamana Purana diz que:

O bicho tava pegando, os Deuses aflitos, procuraram Vishnu. Vishnu, Shiva e Brahma e outras divindades emitiram muitas chamas de seu olhos, formando uma montanha de esplendor que se tornou manifesta como Katyayini, brilhante como milhares de sóis, com três olhos, cabelos escuros e 18 braços. Shiva deu a Ela um tridente; Vishnu um disco; Varuna uma concha; Agni uma seta; Vayu um arco; Surya uma aljava cheia de flechas; Indra um raio; Kubera uma clava; Brahma um rosário e um pote de água; Kala um escudo e uma espada; Vishwakarma um machado de guerra e outras armas. Assim armada e adorada pelos Deuses, Katyayini foi resolver a porr# toda. Katyayini matou Mahishasur (também conhecido como Durg). Assim Ela ficou conhecida como Mahisshasurmardini.

Parvati essa Deusa extremamente poderosa também é conhecida por outros nomes:

Dasabhuja (a de dez mãos); Singhavahini (que monta um leão); Mahishasurmardini ( a assasina de Mahishasur); Jagaddahatri (mãe do mundo); Muktakesi ( com cabelo flutuante); Tara ( a salvadora); Chinnamastaka ( a decapitada); Jagadgauri ( a Deusa amarela); Pratyangira ( a bem proporcionada); Annapurna (aquela que provê alimento); Ganeshajanani (mãe de Ganesha); Krishnakrora ( aquela que segura Krishna em seu peito).

Finalmenmte, Parvati como Kali e Chandi:

Kali, a Deusa negra, ou Kali Ma, a mãe negra. Havia um líder dos gigantes que citei lá em cima que invadiram a Terra. O líder deles Raktavija, havia se tornado imortal por ter provado para Shiva que ele suportava meditar ininterruptamente. Shiva o torna imortal e permite que cada gota de sangue do gigante virasse mil gigantes iguais a ele em poder. A merda foi feita e lá vai Durga resolver a bagaça. Resumindo a história uma parte de Durga se transformou em Chandi e outra em Kali, enquanto Chandi matava os gigantes, Kali bebia o sangue para evitar que novos gigantes fossem formados. Kali, como uma forma muito louca do divino após matar e beber o sangue dos gigantes começou a dançar freneticamente comemorando a vitória. A dança da Deusa foi tão intensa que ameaçava destruir a Terra inteira. Até que Shiva se deitou entre os corpos dos gigantes para amortecer a dança furiosa de Kali. Kali ao perceber que estava esmagando seu marido parou, e esticou a língua por vergonha de pisotear Shiva.

Finalmente a história termina. Os Deuses hindus, a partir de então, pensaram duas vezes antes de dar poderes ilimitados a quem os honra.


Essa história toda retrata o poder, a beleza, a graça e a força do divino feminino!





(Se for reproduzir o texto cite a fonte. Todos os meus textos são pessoais e não são plágio de nenhum lugar. Esse texto foi elaborado com base no livro: "Deuses e Deusas Hindus" ( Sunita Pant Bansal) Seja bonzinho (a) e não será amaldiçoado (a)!)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo sítio(site), muito bom. Concordo com vc , realmente o mínimo que temos que fazer quando postamos partes de qualquer coisa, livro, site ou seja o que for, é citar as FONTES.

    ResponderExcluir