Bruxaria Sem Dogmas: Entendendo os pentagramas de invocação e de banimento

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Entendendo os pentagramas de invocação e de banimento

Nessa postagem, você terá uma fonte de consulta e poderá tirar dúvidas sobre como traçar pentagramas. Você poderá traçar em qualquer superfície. Vou me ater à traçar pentagramas no ar durante rituais. Normalmente, e o que vejo de mais comum, é que no norte está o quadrante da terra, no leste do ar, no sul do fogo, e no oeste da água.


O próprio pentagrama tem em si os 4 elementos e o quinto elemento chamado de espírito ou éter. Esse é o pentagrama:

Note que o Triangulo pra cima representa o elemento masculino, ou melhor o espírito ativo. O triangulo em pé é uma figura fálica, e portanto, representa o masculino. Representamos o Ar e o Fogo com triângulos para cima.

 
Note que o triangulo para baixo representa o elemento feminino, ou melhor o espírito passivo. O triângulo para baixo lembra os pelos pubianos da mulher. Representamos a terra e a água com triângulos para baixo.
 
Aquele pentagrama lá de cima não deve te orientar sobre as posições dos elementos no círculo ou no altar pois se trata de uma figura de cinco pontas. Nele, o elemento oposto à terra é a água. O que é não é real nos pontos cardeais se você considerar que a terra fica no norte e o fogo no sul, assim sendo, o elemento oposto à terra é o fogo e não a água.

Como invocar ou banir usando os pentagramas:

Vamos usar o exemplo do pentagrama invocatório da terra:

Obs: 1- Você deverá traçar no sentido da seta inicial e seguir o traçado como se estivesse traçando um pentagrama no ar.

Obs: 2- Quando formar o pentagrama completo você deverá fazer mais um traço (6) que foi o primeiro traçado que você fez, assim completa-se a abertura do portal.

Obs: 3- Depois deverá traçar uma figura circular ao entorno do seu pentagrama traçado, se for invocatório deverá ser no sentido horário, se de banimento deverá ser no sentido anti-horário.

Vamos ao exemplo de pentagrama invocatório da terra (siga a sequência):

Os espíritos ativos e passivo deverão ser traçados antes dos pentagramas dos elementos. Assim, o pentagrama ativo invocatório deverá ser traçado antes dos pentagramas invocatórios do ar e do fogo. O pentagrama ativo de banimento deverá ser traçado antes dos pentagramas de banimento do ar e do fogo.

O pentagrama passivo invocatório deverá ser traçado antes dos pentagramas invocatórios da água e da terra. O pentagrama passivo de banimento deverá ser traçado antes dos pentagramas de banimento da água e da terra.

Os pentagramas ativos e passivos podem deixar de serem traçados, dependendo do ritual e se o ritual não exigir.
Agora vamos aos pentagramas dos elementos:


Depois de traçar cada um dos pentagramas pode-se traçar um círculo em volta de cada um dos pentagramas. Exemplo: Tracei o pentagrama invocatório da terra, depois traço o círculo no sentido horário. Se tracei o pentagrama de banimento da terra, depois traçarei o círculo no senti anti-horário. Essa etapa também pode ser omitida.

Traçar um círculo ao entorno do pentagrama pode significar várias coisas, entre elas, o infinito, o ciclo, a roda do ano, a união dos quatro elementos com o espírito, entre outras interpretações. Portanto, eu utilizo essa técnica, mas nada impede de você não usar. Assim sendo aqui estão:


Agora vamos entender a lógica dessas setas indicando para onde devemos começar o traçado dos pentagramas dos elementos. Vou usar como exemplo o pentagrama da terra. Observe:
Note que quando invocamos vamos em direção ao elemento (terra neste caso), quando banimos saímos do elemento pelo mesmo sentido da seta invocatória. Note também que os dois elementos da extremidade e ponta da seta possuem natureza opostas. Neste caso o espírito e a terra. Vamos ver com outro elemento:
Note que a lógica continua, invocando vamos ao elemento (ar neste caso), quando banimos saímos do elemento pelo mesmo sentido da seta invocatória. Note novamente, que os elementos da extremidade e ponta da seta possuem natureza opostas. Neste caso, um elemento ativo (triângulo pra cima) e um elemento passivo (triângulo para baixo).

Agora vamos analisar o traçado dos espíritos passivos e ativos:
Note que a extremidade e a ponta da seta dos traçados do pentagrama ativo vêm e vão entre dois elementos semelhantes (ativos - triângulo para cima). E a extremidade e a ponta da seta dos traçados do pentagrama passivo vêm e vão entre dois elementos semelhantes (passivos - triângulo para baixo).

Obs 1- Assim, fica mais fácil de decorar esses traçados se você usar essa lógica.

Obs 2- Além de você não precisar, necessariamente, de traçar os pentagramas dos espíritos antes dos pentagramas dos elementos, e além de você não precisar necessariamente de traçar os círculos envolta dos pentagramas, você poderá só decorar o pentagrama invocatório e de banimento da terra para usá-los em substituição a todos os outros pentagramas. Você poderá usar apenas o pentagrama da terra para traçar nos quadrantes. Porém, seria interessante usar os pentagramas direitinho da terra, ar, fogo e água.

Obs 3- Costuma-se utilizar os pentagramas da terra também para:
  • Abençoar (invocatório) alimentos e bebidas em rituais.
  • Consagrar (invocatório) e purificar (banimento) objetos.



Vídeo sobre o assunto e com informações além no canal do youtube do Bruxaria Sem Dogmas. Vídeo:



64 comentários:

  1. Muito obrigada Eosphorus Pluto !!!
    Vou guardar comigo.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpa a demora não tinha visto o comentário! De nada! Abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigado isso vai me ajudar muito na escola 😁

      Excluir
    3. vi em outros rituais e só vc faz um risco a mais pra desenhar os pentagramas, acha que isso pode ajudar mt?

      Excluir
  2. Muito obrigada Eosphorus Pluto !!!
    Vou guardar comigo.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto;preciso praticá-lo e memorizá-lo. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por publicar, Eosphorus!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. gente , sua visão e seu enfoque de magia é fascinante , quando se ve um mestre , tem de se reconhecer !!!! abs

    ResponderExcluir
  7. Muito esclarecedor! De grande ajuda! Valeu Frater Eosphorus Pluto! Pax et Lvx!

    ResponderExcluir
  8. Muito bem escrito e exemplificado, me tirou muitas dúvidas. Gratidão!

    ResponderExcluir
  9. Posso deixar anotado ao invés de decorar no momento do ritual mestre?

    ResponderExcluir
  10. moro em Niteroi, não sou bruxo, sou um iniciado mago branco, essas informações são muito importante, sou do colégio dos magos de petropolis RJ, as explicações são claras e fácil de entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu irmão mago da mão direita mágicka. Sou mais da mão esquerda e da via sinistra, mas isso são só rótulos. O que importa é ser feliz. Grande abraço.

      Excluir
  11. Muito claro. Agradeço por compartilhar.

    ResponderExcluir
  12. Olha só venho de gerações de magia negra e branca quando eu invoco os poderes dos elementos venta muito chove granizo raios encendeiam mata ou onde eu estiver e a terra treme debaixo dos meus pés preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angel. venha falar comigo em meu perfil pessoal: https://www.facebook.com/yuri.karklin

      Excluir
  13. Olá Anderson, minha intuição me diz que é justamente o conflito das forças que atuam na sua casa. Forças negativas e sua ação em direção ao positivo. Continue lutando. Um dia vencerá a guerra.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo video excelente ensinamento.

    ResponderExcluir
  15. O que poderia me falar do olho que tudo vê. Nasci com essa imagem encravada na palma da minha mão esquerda. Por favor me explica isso. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá: https://bruxariasemdogmas.blogspot.com/2016/10/ritual-de-imersao-na-egregora-egipcia.html

      Excluir
  16. nossa maravilhoso, parabéns pelo blog muito esclarecedor

    ResponderExcluir
  17. Qual pentagrama devo fazer para invocar prosperidade, dinheiro...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pentagrama da terra e Hexagrama de Júpiter:
      https://bruxariasemdogmas.blogspot.com/2015/08/hexagramas-de-banimento-e-invocacao.html

      Excluir
  18. é pra invocar e banir o que? desculpa a pergunta boba. tipo primeiro tem que invocar os espíritos, blz. faz os rituais lá e, depois tem q banir eles? tipo primeiro invoca e depois expulsa, é isso???? bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Nenhuma pergunta é boba. Quando se traça um pentagrama no sentido invocatório se abre um portal, quando se traça banindo fecha-se o portal. Não é bom deixar portais abertos por aí. Pode vir a se tornar portal para seres nada benéficos em nosso mundo e vida. Quando se abre um círculo mágicko se abrem portais (os pentagramas prestam a isso), após os trabalhos feitos e terminados, se fecha o círculo e todo portal aberto com os pentagramas. Bjao.

      Excluir
  19. Gratidão pelas explicações. Que assim seja, e assim está feito!

    ResponderExcluir
  20. pluto , de coracao os seus ensinamentos me tem ajudado bastante, gente ... olha que ja pratiquei certos rituais e ensinamentos daqui tirados e resulta mesmo ,
    Pluto de coracao o meu muito obrigado
    um abraco

    ResponderExcluir
  21. Oe,tenho interesse nesse assunto e sou iniciante, e tenho uma dúvida. Eu queria saber se quando você abre o portal de invocação (o pentagrama de invocar) o pentagrama de banimento deve ser feito em cima do de inovoçâo ou deve ser feito ao lado? E se eu fizer num papel eu devo apagar o pentagrama de invoção e fazer o de banimemto,ou eu faço um por cima e mantenho o de baixo?
    Gostei muito do seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nery. O pentagrama de banimento só é feito quando se termina o ritual. Invocação abre o portal, banimento fecha. Ao traçar no ar o pentagrama de banimento, ele não precisa estar sobreposto ao de invocação, mas sim, na posição cardeal correta. No papel é o mesmo esquema. Obrigado por gostar do blog. Abraço.

      Excluir
  22. Uma curiosidade eu que eu tenho é que se traça o pentagrama ativo ou passivo de espírito (invocação) para criar a superioridade de espirito sobre o elemento invocado... mas existe alguma função para o pentagrama de banimento do espirito?

    ResponderExcluir
  23. ola Eosphorus,minha dúvida na magia em geral é sobre o norte e sul como terra e fogo,já que estamos no hemisfério sul, eu mesmo no extremo sul do Brasil,sinto o norte como fogo e não o sul,devemos inverter as posições ou temos que seguir a orientação original por já ser consagrada a tanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Isso que descreveu do norte-terra e sul-fogo é nas operações com pentagramas. Com hexagramas é diferente. Link: https://bruxariasemdogmas.blogspot.com/2015/08/ritual-menor-do-hexagrama.html

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Muito legal msm amei o blog e as informações abençoado seja 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde ja vi varios videos e nao entendi como aplicar o pentagrama na minha casa familia e tudo mais ...Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Olá. Ótimas explicações! Gostaria de saber uma coisa apenas: por que o pentagrama de invocação da terra pode substituir os outros se eu não quiser seguir à risca os traçados/direções de cada elemento? Da mesma forma, posso abrir mão da invocação e banimentos dos espíritos ativo e passivo, certo? Por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado. O pentagrama da Terra serve pra tudo, se deseja simplificar. Pode abrir mão dessas invocações e banimentos dos espíritos ativos e passivos.

      Excluir
  28. Encho uma pergunta , eu tenho ansiedade , partindo do pressuposto que é um sentimento seria certo fazer o pentagrama de banimento da água , ao invés da terra , pois não é algo exatamente material

    ResponderExcluir
  29. Olá, parabéns pelo blog! Seu conteúdo é muito coerente e esclarecedor. Obrigado por partilhar.
    Eu tenho uma dúvida, quero fazer uma adaptação do RMP com minhas práticas mágickas Helenistas. Qual associação de elementos posso fazer com os 4 Grandes Ventos Gregos? A associação deve ser feita com base nos pontos cardeais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado por gostar do blog. Sobre sua pergunta sugiro ler esse artigo meu:

      https://bruxariasemdogmas.blogspot.com/2016/10/ritual-de-imersao-na-egregora-egipcia.html

      Abraço!

      Excluir
  30. Eh riscado pelo lado esquerdo ou direito

    ResponderExcluir